Sorriso no rosto e neve nos pés

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Passando por algumas dificuldades comuns na primeira semana de intercâmbio em Dublin, Cássia Sana começa a se adaptar ao ambiente irlandês. Após a chegada “estressante”, segundo ela, agora está muito feliz e tranqüila na nova realidade. "Sou fascinada pela cultura Celta, o que também foi um dos motivos de escolha da Irlanda [como destino de intercâmbio]", explica ela sobre um dos fatores que ajudaram na decisão do país.

Os primeiros passos já foram dados, como o teste de nivelamento na escola, comprar um chip de celular e abrir conta em um banco.
A intercambista diz que os endereços em Dublin são bem confusos, e demorou em achar a escola que fará o curso de inglês. “Os endereços são confusos até pra eles daqui”. A vantagem de andar muito foi conhecer melhor a cidade, que é linda, segundo ela.
Sobre o tempo, Cássia diz que já está virando um pingüim, passando frio com direito à muita neve. Ela diz que está achando tudo lindo, inclusive o clima, mas que para outras pessoas, a neve já se tornou algo comum e chato. “Alguns dias foram realmente de congelar, até os irlandeses se apavoraram... Um frio incomum pra essa época”. A intercambista conta que se atrasou para a aula porque o trânsito inteiro ficou parado em função do clima. A gaúcha já levou dois tombos na calçada, por causa do gelo, mas é mais engraçado quando se vê terceiros deslizando nas ruas.
Maravilhada com a neve, ainda não deu tempo de sentir saudades do Brasil, mas da família sim. Para ajudar na comunicação com a família, Cássia comprou um notebook Vaio, da Sony, por apenas 599 euros. “Já falei com minha família pelo Skype... Tô tri feliz!”.
Dedicada, a intercambista diz que está gostando da escola, mesmo tendo apenas duas semanas de aula, e agora estar de férias até o início de janeiro. “Como eu tava bem enferrujada no inglês, foi ruim ter chegado no final do ano porque não recebi o livro e não pude revisar conteúdos”. Cássia está com receio de acabar repetindo o nível elementar em consequencia disso, mas não vai desistir de seus objetivos. “O importante é que estou aqui e minha meta é aprender inglês e vou me dedicar!”. Como ainda não buscou trabalho, Cássia afirma que não se sentiu afetada em nenhum momento pela crise irlandesa.
Acompanhe com a gente o intercâmbio de Cássia e fique por dentro em tempo real das vantagens de se viajar para Irlanda, e também as dificuldades mais comuns de um estudante em um país estrangeiro com uma cultura bem diferente. Experiência de vida é isso, e a Cássia já se sente realizada em participar dessa nova vivência que agrega valores e conhecimento.

Acompanhe também nossa intercambista pelo blog Cassia Sana, brasileira morando na Irlanda, que ela mesma criou. Lá você pode ver fotos e narrações diversas da gaúcha :)

0 comentários: