Culinária Irlandesa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A cozinha irlandesa é tradicional, simples e rústica. Os irlandeses tem a fama de não dar muita importância à cozinha deles. Desde o início da povoação da ilha, o objetivo da cozinha irlandesa era da uma boa alimentação ao povo pobre.

A cozinha da Irlanda se divide em duas categorias:
Tradicional, principalmente pratos simples
Atual (moderna), servido nos hotéis e restaurantes para turistas

A rainha da cozinha irlandesa é claramente a batata. Assada, simplesmente cozida e alinhada com perejil ou acompanhada com cebolas pode-se comer ao londo de todo o país.
A batata é base de muitos pratos tradicionais da Irlanda. O legume chegou à Irlanda na segunda parte do século XVII. Desde esse tempo, a batata foi a primeira fonte nutritiva dos pobres junto buttermilk (peque quantidade de leite, sobra do processo de fazer manteiga). A batata é extremamente importante como fonte de energia, vitaminas e minerais. Batatas foram também utilizadas para alimentar porcos. Na chegada do inverno, os porcos eram mortos e o presunto e bacon armazenado. O povo da Irlanda foi muito dependente da colheita de batatas.

Ainda hoje, a batata é dominante na comida Irlandesa e alguns pratos são:
Colcannon: batata, alho e repolho


Champ: batatas amassadas misturados com salsa-cebolinha cortada



Irish Stew: ensopado


Boxty: panquecas de batatas



Dublin Coddle: linguiça do porco cozida com ensopado de batatas



No século XX, os irlandeses adaptaram a comida da cultura ocidental, o fast food dos EUA e os pratos da Europa continental juntos com os pratos de outros países do mundo. As prateleiras no supermercado são cheias de ingredientes para a comida tradicional da Europa, América e Ásia.
A comida tradicional irlandesa é à base de carne, gordura e fritura, juntos com a proliferação do fast food são as causas de sérios problemas de saúde do povo irlandês. A Irlanda tem um dos mais altos índices de infartos do mundo. Com campanhas na televisão e programas educativos nas escolas, o governo faz um esforço muito grande para combater este problema.
Com consequência destes esforço surgiu, no último quarto do século passado, uma nova cozinha irlandesa, baseada nos ingredientes antigos, mas adaptada nas exigências modernas. A cozinha está baseada em vegetais frescos, peixes, principalmente salmão e truta, ostras e outros crustáceos, soda bread (pão de soda), uma grande diversidade de queijo feito à mão naturalmente e naturalmente a batata.
Os pequenos almoços suculentos à base de hidratos de carbono e proteínas, para apanhar energia e seguir o costume, são algo que não poderá renunciar. Não deve esquecer os ricos pratos de carne e frango sazonados de especiarias, para qualquer paladar.


Porridge
Um prato bem simples, feito como aveia (normalmente esmagada) ou outros cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite.


Café da manhã irlandês
O café da manhã irlandês é volumoso e pesado: linguiça de porco, bacon em fatias, ovos, pudim preto (sangue cozido na carne), cogumelos, pudim de aveia branco, chá ou café, torrada ou pão de sódio.




BEBIDA

Inevitavelmente a cerveja em todas as suas variedades e sabores, é a bebida por excelência. Guiness é a marca nacional.
A cerveja: Dry Stout ou Irish Stout é uma cerveja bem escura feita com malte assado ou cevada assada. Quando apareceu a cerveja clara, o Stout pedeu o mercado em todo o mundo, mas não na Irlanda..

Hoje têm 3 grandes cervejarias na Irlanda:
Guinness


Murphy's






Beamish



Irish Whiskey 
Note a diferença como é escrita a palavra whiskey, com um "e", na Escócia é escrito "Whisky". O nome vem de uma palavra irlandesa que significa "água da vida".

Têm vários tipos de whiskey's na Irlanda:
- Single Malt: 100% cevada preparada com Malte
- Pure Pot Still: Uma mistura de cevada preparada com ou sem malte
- Blended Whiskey: mistura de cevada preparada com malte e outros cereais como milho ou trigo

Típico para o whiskey da Irlanda é o pure pot still whiskey, destilado no pot still (whiskey's de outros cereais são feitos no columm still).
A cevada verde, sem preparação com malte, dá ao whiskey este sabor temperado sem paralelo.

Na Irlanda há muito menos destilarias do que na Escócia, resultando problemas econômicos durante os séculos passados. Agora só há três destilarias na Irlanda, mas cada uma delas produz vários tipos de whiskey's diferentes:

Midleton
Bushmills
Cooley (o único com dono irlandês)

Irish Coffee
O café irlandês clássico compreende: café quente, whiskey irlandês e açúcar com creme batido flutuando em cima, servido no copo.



Baileys Irish Cream
 É um licor de R.J Bailey & Co de Dublin. Baileys é feito do whiskey irlandês junto com nata e com um sabor suave e doce de café, amêndoa, avelã e noz moscada.




Faça contato conosco e vá para a Irlanda desfrutar dessa culinária incrível!!!
contato@conexaoirlanda.com.br
@contato_irlanda






0 comentários: