"Vale a pena um tempo consigo mesmo"

sábado, 30 de abril de 2011

Patricia Soldatelli Valente, de 19 anos, é o perfeito perfil de uma intercâmbista: gosta de conhecer lugares e pessoas novas. "Não gosto muito de rotina, acho chato", conta a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Motivada de sair de um estilo de vida e se testar, conhecer seus medos e se desafiar, Patrícia queria também aprender novos estilos de vida e culturas. Resumindo... qual a melhor decisão a se tomar para ter todos esses desafios e se aventurar no desconhecido?

Mesmo tendo conhecimento do que realmente se quer, sempre existe o receio de se o intercâmbio vai dar certo, se o destino é bom, se vale a pena investir nisso, se a empresa é confiável... Com Patrícia o receio veio após ter comprado o pacote com a Conexão Irlanda. "Na realidade, antes o receio era maior por parte dos meus pais do que da minha parte. Eu queria fazer um intercâmbio, não interessava para onde. Eu queria ir!".

Como estudante de jornalismo, perguntamos se ela acompanhou na mídia a crise irlandesa do ano passado, e se isso foi levado em conta na hora de optar pela Irlanda como destino de seu intercâmbio. A intercambista conta que ficou assustada com a repercussão negativa da crise nos estrangeiros no país, chegando a pensar em adiar a viagem ou trocar de destino."Consegui várias fontes e comecei a questionar, logo, a situação ficou esclarecida. Falei até com amigos que estavam em outros países da Europa para ter uma noção da crise dentro da Uniao Européia", conta ela.

Patrícia fez uma pesquisa em diversas agências de intercâmbio, e por fim acabou optando por fechar o pacote com a gente da Conexão Irlanda. "Acho que meus pais se sentiram mais seguros quando falaram com pessoas que já tinham passado e vivido o que eu estava prestes a viver". A futura jornalista conta que pra ela e pra família, a empresa foi um "porto seguro": "Tudo que eu precisava eu recorria ao pessoal, em especial ao Jackson, que foi quem fez tudo pra mim, ou melhor, quase tudo... só faltou me levar no aeroporto, risos", brinca ela.

Euforia. Essa é a palavra utilizada por Patrícia para descrever a primeira impressão ao chegar à Irlanda. Logo que chegou em Dublin ela queria sair, conhecer tudo de uma vez, passear, aproveitar, não ficar parada. A intercambista também conta que sentiu diferença no clima, e ficou encantada com a educação e a beleza dos irlandeses. "O pessoal se veste super bem, tanto homens, quanto mulheres. Eles tem estilo mesmo".

Querendo trabalhar como au pair, Patrícia nos conta que não teve grande dificuldade para achar emprego, e que em outras áreas também há bastante vagas para se trabalhar. "O que voce nao pode ficar esperando é que caia do céu. Tem que ir atrás!". Ela também conta que cada dia é uma nova lição, que você pode sempre mudar seus piores/melhores habitos e atitudes.

Para finalizar a matéria, perguntamos qual seria o conselho dela, Patrícia, para quem pretende realizar um intercâmbio. Seria um desperdício não colocar aqui suas próprias palavras:

"Quem pode e deseja fazer, deve fazer. Não deve ter medo de largar tudo e vim tentar uma experiência nova. Acho que vale a pena ficar um tempo consigo mesmo. Começar a se conhecer mais e mais. Ver que o mundo é muito maior, mais diferente e diversificado que o mundinho cercado que a gente vive. Existem muitas culturas, modos de agir, pensar, vestir, viver. E, quem sente vontade de conhecer isso tudo, deve guardar uma grana, colocar a mochila nas costas e ir, pra onde sentir que deve viajar."

0 comentários: